Certamente já aconteceu com você: o dia passou e você não percebeu nada ao seu redor. Não sentiu aromas, sensações, toques, não percebeu as pessoas ao seu lado, não se percebeu também.
Você manteve sua rotina cronometrada, reclamou das mesmas coisas, cumprimentou os mesmos da mesma maneira de sempre, não olhou para o céu, não viu as árvores pelo caminho, não ouvi os pássaros que estavam por perto, não saboreou a comida, não degustou seu café. Você só passou pelo dia.
E tudo que queremos é que o final de semana chegue logo, que o ano acabe logo, que a aposentadoria venha logo. A vida acaba logo também dessa maneira.
Aqui em casa também é tudo muito corrido. Os horários, os filhos, a casa para cuidar, meu trabalho como professora de Ciências e Biologia, a comida, o mercado...tanta coisa, tão pouco tempo, tanto para fazer, tanto para aproveitar, tão pouco tempo para tanta coisa. Tem dia que a meditação é antes de dormir, pois foi o único momento do dia que sobrou.
E como fazemos para aproveitar? Temos que respirar. Quando percebemos nossa respiração, aquele momento que você percebe que depende do ar para continuar vivendo sua vida corrida e ocupada, é o seu momento presente.
Perceba-se. Perceba você no mundo.
Perceba-se como um mamífero que precisa de Oxigênio para se manter vivo. E quando você conseguir perceber a dependência que tem da natureza e a fragilidade de nossa vida, as coisas começam a mudar, pois as prioridades são ajustadas, aquela pressa toda pode esperar, o filho que cresce a cada segundo ganha mais sua atenção e a louça fica para o dia seguinte, o e-mail fica sem resposta por enquanto, a calma se instala e nada desmorona, pelo contrário. Tudo se encaixa.
Quer aprender a meditar?
meditarnaturalmente@gmail.com
Uahu...estou no caminho certo 👏👏👏🌞😜
ResponderExcluir