Pular para o conteúdo principal

Silêncio é um luxo caríssimo

Silêncio.

O que o silêncio é para você?

Qual o papel e a importância do silêncio no seu dia-a-dia? 

Hoje em dia podemos afirmar que o silêncio é um luxo que poucos podem pagar e alcançar. 

Mais de 7 bilhões de humanos no mundo buscando freneticamente por seu sustento e por sua felicidade a toda e qualquer hora do dia. Motores, vozes, máquinas, mídias...barulho, barulho e barulho.

O som é uma vibração e vibrações alteram nosso ambiente e nosso corpo. Sons muito altos são agressões invisíveis que nos atingem sem nos darmos conta.

Certamente você já passou algum tempo em um local barulhento e se sentiu cansada, irritada, incomodada com algo que não sabia descrever. Ou já se sentiu "perdida", desorientada, esquecida, sem conseguir terminar o que começou quando estava em um local barulhento.

Barulhos dificultam muito nossa rotina, pois agitam nossos pensamentos, aumentam nossa ansiedade, liberam enxurradas de hormônio do estresse em nosso corpo, causam tensões musculares, nos irritam, nos impedem de perceber e ouvir nossos próprios pensamentos e nos tiram as percepções sutis do ambiente que são muito importantes para os insights e intuições.

Além de tudo, barulhos altos e prolongados prejudicam nossa audição, atrapalham nosso senso de direção e também prejudicam nosso raciocínio e também a qualidade do nosso sono. É muito prejuízo!

Em locais barulhentos você não consegue conversar com outras pessoas, isso limita a qualidade dos seus relacionamentos, também começa a te deixar agressivo, pois o nível de cortisol aumenta e te deixa em estado de alerta. 

No fim do dia você sente como se tivesse levado uma grande surra, pois cada célula do seu corpo foi agredida pelas intensas vibrações dos ruídos, barulhos e altos volumes que você foi submetido. Isso a médio e longo prazo leva a problemas graves de saúde física e mental.

Períodos de silêncio são raros e geralmente custam caro, pois exigem que você se afaste das demais pessoas, das multidões e dos pequenos espaços. Nem sempre um destino caro te dará silêncio, pois pessoas barulhentas também bancam viagens caras para levar seus apetrechos de som e suas tagarelices para tirar férias.

As praias paradisíacas (e caras) estão repletas de gente barulhenta que despreza o som do mar e do vento, querendo poluir tudo ao redor com músicas altas e berros. Já notou isso?

Por que alguns não suportam o silêncio?
Porque o silêncio é uma prática que muitos não têm. É um estilo de vida que muitos desconhecem. É uma cura que muitos rejeitam. É uma forma de se conectar consigo mesmo e muitos se desconhecem. 

Há quem prefira o tempo todo ouvir música, TV, rádio, qualquer outra voz que não seja o próprio pensamento. 

Sim! Muita gente não gosta de quem é, não se diverte sozinha e precisa desesperadamente de uma voz, um som, um barulho que abafe o som de seus próprios pensamentos e que mantenha seu "eu" calado para poder obedecer aos comandos de alguém do lado de fora, preferindo ter outra pessoa no comando.

Preste atenção nos barulhentos. Eles ensinam o caminho do auto-"desconhecimento". Sequer suportam os próprios pensamentos e precisam ser comandados por outros. São ótimos fantoches.

Preserve o silêncio. Se ouça. Se perceba. Tome suas decisões baseadas em seu autoconhecimento e intuição. 

Ótimas meditações!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar para perceber pensamentos

A importância da meditação baseada em ciência é acalmar nossas mentes e corpos  até o ponto que consigamos perceber quem realmente somos, o que nos faz bem ou mal, o  que precisamos realmente e o que nos é importante.  O relaxamento físico e mental que a  meditação nos proporciona é capaz de baixar níveis de cortisol que inflamam nosso cérebro  e dificultam seu funcionamento saudável. A prática meditativa permite que testemunhemos os fluxos de nossos pensamentos,  conseguindo com o tempo perceber a fonte e os motivos de certos tipos de pensamentos que  criamos e mantemos em nossas mentes. Os pensamentos chegam como ondas em uma praia calma. Tudo tranquilo e de repente, uma onda invade nossa mente, trazendo algo que nem sempre nos é importante ou necessário. Tem pensamento que embeleza o dia, mas tem pensamento que surge em nossa praia só para desmanchar nosso castelinho de areia.   Perceber os padrões de pensamento e o que...

Ciclos da Vida e da Natureza

  Estações do ano, fases da vida, ciclos e conexão com o planeta e com o universo. Nosso  #equilíbrio  pessoal também precisa de equilíbrio ambiental. O ambiente faz parte de nós e nós fazemos parte do  #ambiente , pois tudo está interligado, conectado e faz parte do todo e do tudo. Não tem essa de se fechar numa concha dentro de uma armadura e achar que não faz parte do  #mundo . A  #humanidade  sofre por dentro porque destrói e ignora o que há fora. Tratamos o que está fora de nós como algo separado, mas no universo e na existência não há separações. Se o lado de fora não está bem, o de dentro também não está e vice-versa. A degradação ambiental é reflexo do que as pessoas sentem dentro delas. Quem se sente um  #lixo , poluirá tudo que tocar e olhar. O lixo de fora é reflexo do lixo que há dentro das pessoas. A degradação de fora é igual a degradação de dentro. Quem cuida do lado de dentro de si também cuida do lado de fora. Perceber as estações...

Minha trajetória até a meditação

Meu nome é Tatiane Rossi, tenho 37 anos, sou bióloga. Também tenho mestrado em Ensino de Ciências e lecionei várias disciplinas de biologia em uma Universidade privada em SP por quase 9 anos. Concluí algumas especializações na aérea biológica e até me arrisquei no Jornalismo Científico. Então, durante uma crise existencial no início de 2016 eu achei um curso de formação de instrutores de meditação na Unifesp. Me inscrevi para poder conhecer melhor sobre o tema e fazer uma reportagem para meu curso de Jornalismo Científico na Unicamp. Fui selecionada e fiz o curso de meditação de Fev a Dez de 2016. Equipe do prof Roberto Cardoso. Amei. Mudou tudo pra mim. Desisti do jornalismo na Unicamp e me mantive na meditação. Medito praticamente todos os dias desde então. Nunca imaginei que um dia eu iria instruir meditação. ...eu não conhecia nada sobre o assunto e era insuportavelmente irritada e ansiosa... Porém, após muito meditar e estudar....muita leitura de artigos cient...