Pular para o conteúdo principal

Silêncio é um luxo caríssimo

Silêncio.

O que o silêncio é para você?

Qual o papel e a importância do silêncio no seu dia-a-dia? 

Hoje em dia podemos afirmar que o silêncio é um luxo que poucos podem pagar e alcançar. 

Mais de 7 bilhões de humanos no mundo buscando freneticamente por seu sustento e por sua felicidade a toda e qualquer hora do dia. Motores, vozes, máquinas, mídias...barulho, barulho e barulho.

O som é uma vibração e vibrações alteram nosso ambiente e nosso corpo. Sons muito altos são agressões invisíveis que nos atingem sem nos darmos conta.

Certamente você já passou algum tempo em um local barulhento e se sentiu cansada, irritada, incomodada com algo que não sabia descrever. Ou já se sentiu "perdida", desorientada, esquecida, sem conseguir terminar o que começou quando estava em um local barulhento.

Barulhos dificultam muito nossa rotina, pois agitam nossos pensamentos, aumentam nossa ansiedade, liberam enxurradas de hormônio do estresse em nosso corpo, causam tensões musculares, nos irritam, nos impedem de perceber e ouvir nossos próprios pensamentos e nos tiram as percepções sutis do ambiente que são muito importantes para os insights e intuições.

Além de tudo, barulhos altos e prolongados prejudicam nossa audição, atrapalham nosso senso de direção e também prejudicam nosso raciocínio e também a qualidade do nosso sono. É muito prejuízo!

Em locais barulhentos você não consegue conversar com outras pessoas, isso limita a qualidade dos seus relacionamentos, também começa a te deixar agressivo, pois o nível de cortisol aumenta e te deixa em estado de alerta. 

No fim do dia você sente como se tivesse levado uma grande surra, pois cada célula do seu corpo foi agredida pelas intensas vibrações dos ruídos, barulhos e altos volumes que você foi submetido. Isso a médio e longo prazo leva a problemas graves de saúde física e mental.

Períodos de silêncio são raros e geralmente custam caro, pois exigem que você se afaste das demais pessoas, das multidões e dos pequenos espaços. Nem sempre um destino caro te dará silêncio, pois pessoas barulhentas também bancam viagens caras para levar seus apetrechos de som e suas tagarelices para tirar férias.

As praias paradisíacas (e caras) estão repletas de gente barulhenta que despreza o som do mar e do vento, querendo poluir tudo ao redor com músicas altas e berros. Já notou isso?

Por que alguns não suportam o silêncio?
Porque o silêncio é uma prática que muitos não têm. É um estilo de vida que muitos desconhecem. É uma cura que muitos rejeitam. É uma forma de se conectar consigo mesmo e muitos se desconhecem. 

Há quem prefira o tempo todo ouvir música, TV, rádio, qualquer outra voz que não seja o próprio pensamento. 

Sim! Muita gente não gosta de quem é, não se diverte sozinha e precisa desesperadamente de uma voz, um som, um barulho que abafe o som de seus próprios pensamentos e que mantenha seu "eu" calado para poder obedecer aos comandos de alguém do lado de fora, preferindo ter outra pessoa no comando.

Preste atenção nos barulhentos. Eles ensinam o caminho do auto-"desconhecimento". Sequer suportam os próprios pensamentos e precisam ser comandados por outros. São ótimos fantoches.

Preserve o silêncio. Se ouça. Se perceba. Tome suas decisões baseadas em seu autoconhecimento e intuição. 

Ótimas meditações!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditação e você

A meditação é a ciência do relaxamento mental e físico. A diferença real entre meditação e religião é que meditação é ciência, exige técnica e depende da prática, não da crença. A meditação é uma forma consciente de entender o funcionamento do corpo e da mente na busca pelo descanso e relaxamento. Não tem céu nem inferno. Tem você, sua mente e seu corpo. A meditação não exige fé, exige entendimento e prática. Não deve ser induzida, deve ser auto-induzida. Exige uma âncora. Causa imediato relaxamento da lógica e relaxamento muscular. É real e fisiológica. Só depende de você.

Para cada situação, uma meditação!

A Meditar NaturalMente oferece nesse Sábado, dia 03 de Agosto, das 11h às 12h, o Sábado Meditativo.   A cada mês teremos um Sábado dedicado a um tema diferente e importante! Esse projeto foi desenvolvido pela   Meditar NaturalMente  através de muita prática, estudos e pesquisas sobre o que as pessoas mais têm urgência em melhorar em suas vidas e saúde e quais são as técnicas com mais eficiência para cada caso. Em Agosto nosso tema é Estresse, Ansiedade e Depressão. A aula será no  Ballance Studio  em Caieiras-SP  As vagas são limitadas! Para mais informações:  contato@meditarnaturalmente.com.br Quer levar essa aula para seu condomínio, escola, grupo, academia ou empresa?  contato@meditarnaturalmente.com.br Meditar NaturalMente   Para cada situação, uma meditação!

Sábado Meditativo - Meditações Específicas

Nosso Sábado Meditativo foi um sucesso! Esse Sábado Meditativo foi direcionado para Estresse, Ansiedade e Depressão e aconteceu no Ballance Studio em Caieiras e contamos com a presença da Biotratos - Farmácia de Manipulação, com florais, óleos essenciais e chás também específicos para cada condição. Muita informação e muita prática meditativa e de relaxamento direcionadas para o gerenciamento de estresse, diminuição da ansiedade e prevenção à depressão. A meditação é uma técnica milenar cientificamente comprovada como eficiente no gerenciamento de emoções e na diminuição dos níveis de cortisol.  Além disso, a meditação somada ao relaxamento aumenta a qualidade do sono, ajusta o sistema endócrino, aumenta a proteção imunológica, controla a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. Também melhora a capacidade cognitiva, a memória e aumenta a capacidade.  Meditar diariamente desenvolve nossas habilidades, nos proporciona autoconhecimento e nos torna mais ale