Pular para o conteúdo principal

Bem-vindos ao bem-estar

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo


Participei do II Simpósio Internacional de bem-estar: da ciência à prática, que ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein em SP, dias 14 e 15 de Junho e aprendi muita, muita coisa e confirmei tudo que eu já sabia e aplicava nas minhas aulas. 

Sempre gostei de ciências. Sempre mesmo. Me graduei em Biologia e fui dar aulas, pois sempre acreditei que é o conhecimento que melhora as pessoas e o mundo.

E fui fazer mestrado em Alfabetização Científica e especialização em Divulgação Científica...realmente tenho a certeza que é a Ciência que vai melhorar e resolver o que precisamos. É a forma como estamos dispostos a aprender e a mudar com o que aprendemos que faz as transformações necessárias em nossas vidas.

E então aprendi a meditar. E era a peça que faltava. Como ajudar as pessoas a melhorarem o que precisam? Só pela ciência? Será que se eu ficar falando de dados, pesquisas, artigos e resultados eu consigo ajudar as pessoas?

Será que se eu sair divulgando ciência por todos os cantos vai ajudar quem precisa? Se eu falar sobre o mundo, as coisas, os fenômenos e tudo mais vai ajudar e melhorar? E se eu ensinar as pessoas a conhecerem a si mesmas? O que muda?

Conhecer o mundo, as coisas e o universo é importante. Mas conhecer a si mesmo é fundamental.

Saber sobre ciências é incrivelmente importante. Mas saber sobre você mesmo é primordial. Nenhum conhecimento é mais valioso para nós do que sobre nós mesmos.

Meditar e entender os mecanismos da prática e benefícios meditativos é transformador. Por isso ensino a meditação com bases científicas.

Entender é muito importante. 

Convido você a entender mais sobre a realidade fisiológica, bioquímica, biológica, neural da meditação. 

Bem-estar e qualidade de vida dependem sim de conhecimento. Só o conhecimento liberta e empodera. 


A imagem pode conter: tela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar para perceber pensamentos

A importância da meditação baseada em ciência é acalmar nossas mentes e corpos  até o ponto que consigamos perceber quem realmente somos, o que nos faz bem ou mal, o  que precisamos realmente e o que nos é importante.  O relaxamento físico e mental que a  meditação nos proporciona é capaz de baixar níveis de cortisol que inflamam nosso cérebro  e dificultam seu funcionamento saudável. A prática meditativa permite que testemunhemos os fluxos de nossos pensamentos,  conseguindo com o tempo perceber a fonte e os motivos de certos tipos de pensamentos que  criamos e mantemos em nossas mentes. Os pensamentos chegam como ondas em uma praia calma. Tudo tranquilo e de repente, uma onda invade nossa mente, trazendo algo que nem sempre nos é importante ou necessário. Tem pensamento que embeleza o dia, mas tem pensamento que surge em nossa praia só para desmanchar nosso castelinho de areia.   Perceber os padrões de pensamento e o que...

Ciclos da Vida e da Natureza

  Estações do ano, fases da vida, ciclos e conexão com o planeta e com o universo. Nosso  #equilíbrio  pessoal também precisa de equilíbrio ambiental. O ambiente faz parte de nós e nós fazemos parte do  #ambiente , pois tudo está interligado, conectado e faz parte do todo e do tudo. Não tem essa de se fechar numa concha dentro de uma armadura e achar que não faz parte do  #mundo . A  #humanidade  sofre por dentro porque destrói e ignora o que há fora. Tratamos o que está fora de nós como algo separado, mas no universo e na existência não há separações. Se o lado de fora não está bem, o de dentro também não está e vice-versa. A degradação ambiental é reflexo do que as pessoas sentem dentro delas. Quem se sente um  #lixo , poluirá tudo que tocar e olhar. O lixo de fora é reflexo do lixo que há dentro das pessoas. A degradação de fora é igual a degradação de dentro. Quem cuida do lado de dentro de si também cuida do lado de fora. Perceber as estações...

Minha trajetória até a meditação

Meu nome é Tatiane Rossi, tenho 37 anos, sou bióloga. Também tenho mestrado em Ensino de Ciências e lecionei várias disciplinas de biologia em uma Universidade privada em SP por quase 9 anos. Concluí algumas especializações na aérea biológica e até me arrisquei no Jornalismo Científico. Então, durante uma crise existencial no início de 2016 eu achei um curso de formação de instrutores de meditação na Unifesp. Me inscrevi para poder conhecer melhor sobre o tema e fazer uma reportagem para meu curso de Jornalismo Científico na Unicamp. Fui selecionada e fiz o curso de meditação de Fev a Dez de 2016. Equipe do prof Roberto Cardoso. Amei. Mudou tudo pra mim. Desisti do jornalismo na Unicamp e me mantive na meditação. Medito praticamente todos os dias desde então. Nunca imaginei que um dia eu iria instruir meditação. ...eu não conhecia nada sobre o assunto e era insuportavelmente irritada e ansiosa... Porém, após muito meditar e estudar....muita leitura de artigos cient...