Pular para o conteúdo principal

Meditação e Sono

Sono de qualidade é fundamental para uma boa saúde.
E a meditação melhora muitíssimo a qualidade do sono dos praticantes.

Nos últimos 25 anos, muitos estudos concluíram que a falta prolongada de descanso é capaz de desencadear quadros de depressão grave (Scientific American - Mente e Cérebro, Jul/17)





Permanecer muito tempo acordado afeta negativamente as funções cerebrais, como memória, emoção e regulação do apetite.

O sistema imunológico também fica fragilizado, facilitando a ocorrência de doenças oportunistas.

Além disso, o sistema endócrino também fica alterado sem o descanso necessário, aumentando o risco de obesidade por tornar o corpo menos sensível à insulina. 

Essas comprovações científicas muitos de nós já sentiu quando não pudemos ou não conseguimos dormir de modo reparador por algum tempo. Quem trabalha à noite sofre com inúmeros problemas de saúde e de desconfortos físicos e mentais devido à privação de sono noturno.

E como a meditação melhora a saúde de quem dorme pouco e melhora a qualidade de sono de quem tem insônia?

O alívio do estresse e da ansiedade pela meditação já diminui bastante os incômodos que costumam sabotar uma boa noite de sono. Os pensamentos que atormentam quem tem dificuldade para dormir somem com a prática meditativa frequente. 

O corpo também relaxa bastante durante a meditação e dores no corpo deixam de ser um problema para quem costuma ficar rolando na cama de um lado pro outro de madrugada. Casos de terror noturno e pesadelos também tendem a sumir com práticas meditativas diárias, pois a meditação atua no consciente e inconsciente, fazendo uma "faxina" nos pensamentos escondidos e deixando a mente mais calma e positiva.

Os desajustes endócrinos e imunológicos são equilibrados com a meditação em um curto espaço de tempo. Além disso, outros benefícios como a regulação da pressão arterial e a otimização da vascularização melhoram ainda mais a qualidade de vida do praticante.

Meditar é saúde!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar para perceber pensamentos

A importância da meditação baseada em ciência é acalmar nossas mentes e corpos  até o ponto que consigamos perceber quem realmente somos, o que nos faz bem ou mal, o  que precisamos realmente e o que nos é importante.  O relaxamento físico e mental que a  meditação nos proporciona é capaz de baixar níveis de cortisol que inflamam nosso cérebro  e dificultam seu funcionamento saudável. A prática meditativa permite que testemunhemos os fluxos de nossos pensamentos,  conseguindo com o tempo perceber a fonte e os motivos de certos tipos de pensamentos que  criamos e mantemos em nossas mentes. Os pensamentos chegam como ondas em uma praia calma. Tudo tranquilo e de repente, uma onda invade nossa mente, trazendo algo que nem sempre nos é importante ou necessário. Tem pensamento que embeleza o dia, mas tem pensamento que surge em nossa praia só para desmanchar nosso castelinho de areia.   Perceber os padrões de pensamento e o que...

Ciclos da Vida e da Natureza

  Estações do ano, fases da vida, ciclos e conexão com o planeta e com o universo. Nosso  #equilíbrio  pessoal também precisa de equilíbrio ambiental. O ambiente faz parte de nós e nós fazemos parte do  #ambiente , pois tudo está interligado, conectado e faz parte do todo e do tudo. Não tem essa de se fechar numa concha dentro de uma armadura e achar que não faz parte do  #mundo . A  #humanidade  sofre por dentro porque destrói e ignora o que há fora. Tratamos o que está fora de nós como algo separado, mas no universo e na existência não há separações. Se o lado de fora não está bem, o de dentro também não está e vice-versa. A degradação ambiental é reflexo do que as pessoas sentem dentro delas. Quem se sente um  #lixo , poluirá tudo que tocar e olhar. O lixo de fora é reflexo do lixo que há dentro das pessoas. A degradação de fora é igual a degradação de dentro. Quem cuida do lado de dentro de si também cuida do lado de fora. Perceber as estações...

Meditação e Yoga

Comecei a meditar antes de conhecer a prática de yoga. Uma coisa me levou à outra. Mas isso não é uma regra. Yoga é muitíssimo mais do que asanas. Yoga não é alongamento com cheiro de incenso, é algo integral, profundo e pleno. E uma parte fundamental do yoga integral é a meditação.