Pular para o conteúdo principal

O disfarce da depressão e a ajuda pela meditação

Essa semana eu soube que um familiar de uma amiga minha cometeu suicídio. Assunto pesado esse, né?

Eu sei...mas me sinto muito comprometida com vocês, por isso trago assuntos densos quando necessário.

A família foi pega de surpresa. Ninguém esperava algo assim, trágico assim. Ninguém nunca espera isso.

É muito complicado mesmo uma coisas dessas....😔 
Mas eu estou contando isso para falar que a depressão se disfarça. A depressão se camufla na correria do dia a dia. 

A depressão faz parecer que é cansaço e preocupação...faz parecer que está com preguiça...faz parecer que algo normal.

Não é normal. Se tornou comum. São mais de 300 milhões de pessoas diagnosticadas clinicamente no mundo. Mas a maior parte sequer está diagnosticada ou tem acesso a tratamento. 

A meditação previne e auxilia no tratamento da depressão. 

Como?
Diminuindo os níveis de cortisol e desinflamando o cérebro. Deixando seu cérebro se recuperar dos danos causados pelo estresse e traumas.

Pensando nisso estou montando grupos de meditação específicos para estresse, ansiedade e depressão. São técnicas direcionadas para essas condições. 

Se tiver interesse me envia uma mensagem. 

Chama aquele amigo ou amiga, aquela tia, aquele primo que precisa de ajuda e apoio para vencer essa doença silenciosa que é a depressão.

Às vezes, tudo que uma pessoa com depressão está precisando nesse momento é de alguém que se lembre dela, que a chame para meditar junto, que compartilhe com ela uma esperança de melhora, um apoio para mudar a rotina...Às vezes a pessoa só precisa de um convite, uma dica, um grupo de amigos que busque junto com ela o autoconhecimento,  o sentido e o propósito da vida.

"Se quer ir rápido,  vá sozinho.  Se quer ir longe, vá junto."


Ajude alguém. Convide alguém e vamos meditar  juntos! 


Turmas presenciais em São Paulo, Jundiaí, Caieiras e região. Curso à distância para outras localidades. 

Vamos meditar! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atendimento de apoio durante a pandemia

PRÁTICAS INTEGRATIVAS GRATUITAS E VIRTUAIS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE, CUIDADORES E MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA Momento difícil que exige demais de muitas pessoas. Os profissionais da saúde que sempre estiveram na linha de frente merecem total cuidado à saúde mental. Medo, crise, perdas, exaustão, ansiedade, estresse, depressão, insônia, tristeza, solidão e incertezas. A pandemia está levando todos ao limite e o www.revirasaude.com criou essa plataforma de cuidados de forma virtual e gratuita. Se você cuida de alguém e precisa de mais autocuidado, se você está no limite, se você sente que é hora de buscar ajuda profissional, entre em contato. Clique aqui

Pequenas escolhas

Quando começamos a tomar mais consciência sobre o estrago que alguns dos nossos hábitos causam no mundo, no ambiente e em nós mesmo, assustamos e começamos a buscar por opções menos impactantes e menos negativas. Com a facilidade de acesso, de ofertas, de comprovações sobre qualidade e sustentabilidade, o mesmo dinheiro que compra de plástico ou produtos que fazem testes em animais pode comprar produtos de produção menos impactante, fácil degradação (biodegradável), vegano e sem testes em animais (cruelty free). Ainda comemos produtos de origem animal em algumas refeições, não somos hipócritas, mas estamos fazendo as mudanças que já conseguimos, através dessas escolhas mais sofisticadas mas que não são mais caras que os produtos convencionais que poluem mais, escravizam e maltratam.  Fazer 1 escolha sustentável é melhor que não fazer nenhuma. Se você pode comprar um item ecológico mesmo tendo uma dieta carnívora, já é algo importante. Bem importante.  Uma coisa por vez. Novas ...

Síndrome de Burnout - A chegada ao extremo

Quando os níveis de estresse e ansiedade são tão altos que impedem que a pessoa consiga encontrar uma saída para o caos em que vive, ela chega ao extremo, na síndrome do esgotamento profissional. São vários anos sofrendo no mesmo ciclo de cansaço, irritação, ansiedade, estresse, insegurança e conflitos do qual a pessoa não consegue escapar, de tão incapaz que a mente se torna em encontrar uma solução. A mente se rende e o corpo adoece. Uma matéria sobre a Síndrome de Burnout da revista Mente e Cérebro (Doenças do Cérebro - vol.6), os pesquisadores Herbert Freudenbenger e Gail North listam os 12 estágios da síndrome. Veja se você está em algum desses estágios e busque ajuda: 1. Necessidade de se afirmar - compulsão por empenho 2. Dedicação intensificada - chega a querer fazer tudo sozinha e se sobrecarrega 3. Descaso com as próprias necessidades - renuncia o descanso e o lazer 4. Recalque de conflitos - não enfrenta o que vê de errado para evitar mais crises 5. Reinterpret...