Pular para o conteúdo principal

Qual seu horário de meditação?

Qual seu horário preferido para meditar?

Será que o horário que meditamos interfere na qualidade de nossa meditação?

Não importa o horário que você medita, desde que seja um momento de sossego que você consiga relaxar por alguns instantes e meditar usando uma boa técnica.

Locais silenciosos são sempre um bom convite para meditarmos a qualquer instante. Mas será que conseguimos meditar em qualquer local e horário?

Quem tem bastante tempo de prática meditativa sente mais facilidade para meditar em qualquer local e horário. Mas quem está começando a meditar agora pode sentir dificuldades se os locais forem movimentados e barulhentos e se o horário não for apropriado para você.

Quem consegue um momento de tranquilidade logo pela manhã, em casa ou já no trabalho, consegue meditar e se sente mais disposto durante o dia.

Há quem consiga meditar após o almoço e sente que consegue escapar daquela moleza que geralmente sentimos nesse momento do dia. A tarde acaba rendendo mais e a disposição se estende até o final do dia.

E quem prefere meditar à noite consegue relaxar de todas as tensões do dia. Seja quando chega em casa, seja antes de dormir.

O importante é meditar. Não importa qual seja o horário, desde que você consiga um momento de tranquilidade.



Dá para meditar em qualquer lugar? Até dá. Mas meditar é como fazer a leitura de um bom livro. Quando for escolher um local para meditar, pense na sua segurança, no silêncio, no bem-estar do local.  Assim como você aproveita muito mais uma boa leitura em um local tranquilo, certamente vai conseguir meditar com mais qualidade em um local sossegado.

Mas e se for preciso meditar imediatamente onde está porque está surtando e precisa se acalmar? Surtos precisam de respiração consciente. Ninguém medita surtada. É necessário respirar, se observar, se acalmar através da respiração e autopercepção. Depois de passado o surto é que você vai conseguir meditar. 

A meditação é uma técnica autoinduzida com foco. O surto existe como uma autodefesa. Se você surtou é porque algo precisa ser feito e decidido naquele instante. Mesmo que a única decisão a ser tomada seja se afastar da situação e respirar. Então faça isso. Se afaste e respire. 

Quando chegar em casa tome um banho e medite na tranquilidade.

Escolher um horário ajuda muito a melhorar a rotina meditativa porque ajuda no condicionamento da sua mente à prática de meditar. Então é muito benéfico ter um horário reservado para seu relaxamento e meditação durante seu dia.

Mas também é importante que você consiga meditar em outros horários caso sua rotina sofra alterações. 

Lembre-se: a meditação é uma prática. Deve ser aprendida, praticada e ajustada.

Por isso é tão importante contar com apoio profissional para te ajudar na rotina, nas técnicas e para tirar suas dúvidas.

Conte comigo!

Bjs e ótimas meditações!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar para perceber pensamentos

A importância da meditação baseada em ciência é acalmar nossas mentes e corpos  até o ponto que consigamos perceber quem realmente somos, o que nos faz bem ou mal, o  que precisamos realmente e o que nos é importante.  O relaxamento físico e mental que a  meditação nos proporciona é capaz de baixar níveis de cortisol que inflamam nosso cérebro  e dificultam seu funcionamento saudável. A prática meditativa permite que testemunhemos os fluxos de nossos pensamentos,  conseguindo com o tempo perceber a fonte e os motivos de certos tipos de pensamentos que  criamos e mantemos em nossas mentes. Os pensamentos chegam como ondas em uma praia calma. Tudo tranquilo e de repente, uma onda invade nossa mente, trazendo algo que nem sempre nos é importante ou necessário. Tem pensamento que embeleza o dia, mas tem pensamento que surge em nossa praia só para desmanchar nosso castelinho de areia.   Perceber os padrões de pensamento e o que...

Ciclos da Vida e da Natureza

  Estações do ano, fases da vida, ciclos e conexão com o planeta e com o universo. Nosso  #equilíbrio  pessoal também precisa de equilíbrio ambiental. O ambiente faz parte de nós e nós fazemos parte do  #ambiente , pois tudo está interligado, conectado e faz parte do todo e do tudo. Não tem essa de se fechar numa concha dentro de uma armadura e achar que não faz parte do  #mundo . A  #humanidade  sofre por dentro porque destrói e ignora o que há fora. Tratamos o que está fora de nós como algo separado, mas no universo e na existência não há separações. Se o lado de fora não está bem, o de dentro também não está e vice-versa. A degradação ambiental é reflexo do que as pessoas sentem dentro delas. Quem se sente um  #lixo , poluirá tudo que tocar e olhar. O lixo de fora é reflexo do lixo que há dentro das pessoas. A degradação de fora é igual a degradação de dentro. Quem cuida do lado de dentro de si também cuida do lado de fora. Perceber as estações...

Meditação e Yoga

Comecei a meditar antes de conhecer a prática de yoga. Uma coisa me levou à outra. Mas isso não é uma regra. Yoga é muitíssimo mais do que asanas. Yoga não é alongamento com cheiro de incenso, é algo integral, profundo e pleno. E uma parte fundamental do yoga integral é a meditação.