Pular para o conteúdo principal

Alimentação Consciente através da Meditação

Quando começamos a meditar muita coisa acontece em nós. São mudanças, transformações, melhorias diárias que nos tornam mais saudáveis e felizes.

A meditação chega em nossas vidas arrumando tudo. Começa melhorando nossos pensamentos, nossa forma de perceber as coisas e no nosso autocuidado. 

Meditação diária nos deixa atentas ao que precisamos e começamos a ouvir e a entender nosso corpo, atendendo prontamente as necessidades físicas, mentais e espirituais de nossa vida.

Uma mudança bem importante que a meditação nos traz é a nossa relação com a alimentação, que nem sempre é saudável devido a vários fatores.

Fatores culturais, sociais, econômicos, familiares são influências que temos em nossa alimentação. Estamos cercados de opções não nutritiva e não saudáveis ao nosso alcance e isso às vezes dificulta ou confunde nossas relação com a comida.

Padrões estéticos irreais também interferem negativamente em nossa rotina, em nossa auto-estima, em nossa autopercepção. E isso tudo tem a ver com alimentação, consciência e meditação. Pois é através da meditação que conseguimos perceber tudo que nos cerca, nossa forma de nos relacionarmos com tudo isso e como conseguimos melhorar nossa vida, rotina, hábitos, escolhas e decisões.

Além disso, a meditação nos traz autoconhecimento e junto com isso vem a intuição. Essa intuição e autoconhecimento nos presenteiam com escolhas saudáveis, ideais para nossa saúde. Começamos a sair do "modo automático" e começamos a nos conscientizar sobre o que fazemos, da respiração à alimentação.

Uma alimentação preparada por nós já é uma forma de autocuidado que começa com a escolha dos ingredientes. A montagem do prato também é muito importante. A beleza, a riqueza de ingredientes, de texturas, cores e sabores são fundamentais para estimular nossos sentidos e nos tornar mais conscientes sobre o que estamos fazendo.

Quer saber mais sobre mindful eating e alimentação consciente através da meditação? Conheça nossos cursos Meditar NaturalMente.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar para perceber pensamentos

A importância da meditação baseada em ciência é acalmar nossas mentes e corpos  até o ponto que consigamos perceber quem realmente somos, o que nos faz bem ou mal, o  que precisamos realmente e o que nos é importante.  O relaxamento físico e mental que a  meditação nos proporciona é capaz de baixar níveis de cortisol que inflamam nosso cérebro  e dificultam seu funcionamento saudável. A prática meditativa permite que testemunhemos os fluxos de nossos pensamentos,  conseguindo com o tempo perceber a fonte e os motivos de certos tipos de pensamentos que  criamos e mantemos em nossas mentes. Os pensamentos chegam como ondas em uma praia calma. Tudo tranquilo e de repente, uma onda invade nossa mente, trazendo algo que nem sempre nos é importante ou necessário. Tem pensamento que embeleza o dia, mas tem pensamento que surge em nossa praia só para desmanchar nosso castelinho de areia.   Perceber os padrões de pensamento e o que...

Ciclos da Vida e da Natureza

  Estações do ano, fases da vida, ciclos e conexão com o planeta e com o universo. Nosso  #equilíbrio  pessoal também precisa de equilíbrio ambiental. O ambiente faz parte de nós e nós fazemos parte do  #ambiente , pois tudo está interligado, conectado e faz parte do todo e do tudo. Não tem essa de se fechar numa concha dentro de uma armadura e achar que não faz parte do  #mundo . A  #humanidade  sofre por dentro porque destrói e ignora o que há fora. Tratamos o que está fora de nós como algo separado, mas no universo e na existência não há separações. Se o lado de fora não está bem, o de dentro também não está e vice-versa. A degradação ambiental é reflexo do que as pessoas sentem dentro delas. Quem se sente um  #lixo , poluirá tudo que tocar e olhar. O lixo de fora é reflexo do lixo que há dentro das pessoas. A degradação de fora é igual a degradação de dentro. Quem cuida do lado de dentro de si também cuida do lado de fora. Perceber as estações...

Meditação e Yoga

Comecei a meditar antes de conhecer a prática de yoga. Uma coisa me levou à outra. Mas isso não é uma regra. Yoga é muitíssimo mais do que asanas. Yoga não é alongamento com cheiro de incenso, é algo integral, profundo e pleno. E uma parte fundamental do yoga integral é a meditação.