Pular para o conteúdo principal

Se meditação é tão bom assim, por que as pessoas não meditam?

Está na hora de falarmos sobre isso. 

Se a meditação é tão incrível e faz tão bem para a saúde, por que as pessoas não meditam ou param de meditar?

Para cada pessoa certamente há uma resposta. Algumas delas podem ser:

- não adquiriram o hábito e pararam de praticar;
- não aprenderam a meditar de forma correta e eficaz;
- não estão dispostas a enfrentarem suas próprias sombras;
- não querem assumir a responsabilidade pela própria vida e escolhas;
- não querem se conhecer, despertar e se curar;
- ainda não conhece ao certo o que é meditação e desconhece os benefícios da prática;
- estão comprometidos num processo de desgaste emocional e não têm autonomia para buscar tratamentos;
- acreditam que somente a alopatia pode curar;
- têm medo do que pode vir a sentir, desejar e conquistar e
- acham que estão ótimos e que não precisam meditar.

...

Esses são alguns relatos que já ouvi como instrutora de meditação, que já li de pessoas com quem entrei em contato, e também de colegas e amigos, até de familiares...

A meditação nunca te fará mal. Nunca. 

A meditação é uma técnica para o descanso e o ajuste mental. Esse descanso e ajuste permitem que todo o cérebro melhore sua performance, tornando sua mente mais saudável, feliz e criativa. 

Você não precisa estar "doente" para meditar. Meditar é gostoso e divertido. E também é uma prática preventiva, pois evita que você adoeça física e mentalmente.

Assim como tomamos banho todos os dias para evitar doenças, para nos sentirmos bem e para cuidar do corpo, a meditação é a higiene mental que devemos praticar diariamente.

Mas o maior "medo" que vejo nas pessoas que se negam a meditar é que elas sabem que a meditação não é um anestésico. É uma cura. E curas exigem esforço, entrega, aceitação, ajuste, mudança, autorresponsabilidade, autocuidado e autoconhecimento. São muitos "autos" quem nem todos querem ou suportam em momentos difíceis.

A meditação não é um comprimido mágico que de repente deixa tudo melhor, inclusive os problemas que te levaram a tomar remédios.

A meditação é uma forma natural de perceber quem você é, o que você quer, o que você precisa e o que está te fazendo mal. Essa equação é a cura. 

Quando você medita e descobre todas a variáveis da equação acima você domina a situação, identifica e resolve o problema, se livra de situações que te causam conflitos negativos e busca o que realmente te faz bem.




E qual o preço dessa cura? O preço é a mudança e a atitude. Talvez seja muito caro para muitas pessoas perceber que tudo que mais a machuca é algo que ela mesma criou e manteve. Talvez seja muito difícil para outros terem que admitir erros, assumir culpas e colocar bastas em pessoas e situações críticas. Só precisamos saber qual preço estamos dispostos a pagar: o preço da doença ou da cura.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditação e você

A meditação é a ciência do relaxamento mental e físico. A diferença real entre meditação e religião é que meditação é ciência, exige técnica e depende da prática, não da crença. A meditação é uma forma consciente de entender o funcionamento do corpo e da mente na busca pelo descanso e relaxamento. Não tem céu nem inferno. Tem você, sua mente e seu corpo. A meditação não exige fé, exige entendimento e prática. Não deve ser induzida, deve ser auto-induzida. Exige uma âncora. Causa imediato relaxamento da lógica e relaxamento muscular. É real e fisiológica. Só depende de você.

Para cada situação, uma meditação!

A Meditar NaturalMente oferece nesse Sábado, dia 03 de Agosto, das 11h às 12h, o Sábado Meditativo.   A cada mês teremos um Sábado dedicado a um tema diferente e importante! Esse projeto foi desenvolvido pela   Meditar NaturalMente  através de muita prática, estudos e pesquisas sobre o que as pessoas mais têm urgência em melhorar em suas vidas e saúde e quais são as técnicas com mais eficiência para cada caso. Em Agosto nosso tema é Estresse, Ansiedade e Depressão. A aula será no  Ballance Studio  em Caieiras-SP  As vagas são limitadas! Para mais informações:  contato@meditarnaturalmente.com.br Quer levar essa aula para seu condomínio, escola, grupo, academia ou empresa?  contato@meditarnaturalmente.com.br Meditar NaturalMente   Para cada situação, uma meditação!

Sábado Meditativo - Meditações Específicas

Nosso Sábado Meditativo foi um sucesso! Esse Sábado Meditativo foi direcionado para Estresse, Ansiedade e Depressão e aconteceu no Ballance Studio em Caieiras e contamos com a presença da Biotratos - Farmácia de Manipulação, com florais, óleos essenciais e chás também específicos para cada condição. Muita informação e muita prática meditativa e de relaxamento direcionadas para o gerenciamento de estresse, diminuição da ansiedade e prevenção à depressão. A meditação é uma técnica milenar cientificamente comprovada como eficiente no gerenciamento de emoções e na diminuição dos níveis de cortisol.  Além disso, a meditação somada ao relaxamento aumenta a qualidade do sono, ajusta o sistema endócrino, aumenta a proteção imunológica, controla a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. Também melhora a capacidade cognitiva, a memória e aumenta a capacidade.  Meditar diariamente desenvolve nossas habilidades, nos proporciona autoconhecimento e nos torna mais ale