Pular para o conteúdo principal

Se meditação é tão bom assim, por que as pessoas não meditam?

Está na hora de falarmos sobre isso. 

Se a meditação é tão incrível e faz tão bem para a saúde, por que as pessoas não meditam ou param de meditar?

Para cada pessoa certamente há uma resposta. Algumas delas podem ser:

- não adquiriram o hábito e pararam de praticar;
- não aprenderam a meditar de forma correta e eficaz;
- não estão dispostas a enfrentarem suas próprias sombras;
- não querem assumir a responsabilidade pela própria vida e escolhas;
- não querem se conhecer, despertar e se curar;
- ainda não conhece ao certo o que é meditação e desconhece os benefícios da prática;
- estão comprometidos num processo de desgaste emocional e não têm autonomia para buscar tratamentos;
- acreditam que somente a alopatia pode curar;
- têm medo do que pode vir a sentir, desejar e conquistar e
- acham que estão ótimos e que não precisam meditar.

...

Esses são alguns relatos que já ouvi como instrutora de meditação, que já li de pessoas com quem entrei em contato, e também de colegas e amigos, até de familiares...

A meditação nunca te fará mal. Nunca. 

A meditação é uma técnica para o descanso e o ajuste mental. Esse descanso e ajuste permitem que todo o cérebro melhore sua performance, tornando sua mente mais saudável, feliz e criativa. 

Você não precisa estar "doente" para meditar. Meditar é gostoso e divertido. E também é uma prática preventiva, pois evita que você adoeça física e mentalmente.

Assim como tomamos banho todos os dias para evitar doenças, para nos sentirmos bem e para cuidar do corpo, a meditação é a higiene mental que devemos praticar diariamente.

Mas o maior "medo" que vejo nas pessoas que se negam a meditar é que elas sabem que a meditação não é um anestésico. É uma cura. E curas exigem esforço, entrega, aceitação, ajuste, mudança, autorresponsabilidade, autocuidado e autoconhecimento. São muitos "autos" quem nem todos querem ou suportam em momentos difíceis.

A meditação não é um comprimido mágico que de repente deixa tudo melhor, inclusive os problemas que te levaram a tomar remédios.

A meditação é uma forma natural de perceber quem você é, o que você quer, o que você precisa e o que está te fazendo mal. Essa equação é a cura. 

Quando você medita e descobre todas a variáveis da equação acima você domina a situação, identifica e resolve o problema, se livra de situações que te causam conflitos negativos e busca o que realmente te faz bem.




E qual o preço dessa cura? O preço é a mudança e a atitude. Talvez seja muito caro para muitas pessoas perceber que tudo que mais a machuca é algo que ela mesma criou e manteve. Talvez seja muito difícil para outros terem que admitir erros, assumir culpas e colocar bastas em pessoas e situações críticas. Só precisamos saber qual preço estamos dispostos a pagar: o preço da doença ou da cura.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atendimento de apoio durante a pandemia

PRÁTICAS INTEGRATIVAS GRATUITAS E VIRTUAIS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE, CUIDADORES E MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA Momento difícil que exige demais de muitas pessoas. Os profissionais da saúde que sempre estiveram na linha de frente merecem total cuidado à saúde mental. Medo, crise, perdas, exaustão, ansiedade, estresse, depressão, insônia, tristeza, solidão e incertezas. A pandemia está levando todos ao limite e o www.revirasaude.com criou essa plataforma de cuidados de forma virtual e gratuita. Se você cuida de alguém e precisa de mais autocuidado, se você está no limite, se você sente que é hora de buscar ajuda profissional, entre em contato. Clique aqui

Pequenas escolhas

Quando começamos a tomar mais consciência sobre o estrago que alguns dos nossos hábitos causam no mundo, no ambiente e em nós mesmo, assustamos e começamos a buscar por opções menos impactantes e menos negativas. Com a facilidade de acesso, de ofertas, de comprovações sobre qualidade e sustentabilidade, o mesmo dinheiro que compra de plástico ou produtos que fazem testes em animais pode comprar produtos de produção menos impactante, fácil degradação (biodegradável), vegano e sem testes em animais (cruelty free). Ainda comemos produtos de origem animal em algumas refeições, não somos hipócritas, mas estamos fazendo as mudanças que já conseguimos, através dessas escolhas mais sofisticadas mas que não são mais caras que os produtos convencionais que poluem mais, escravizam e maltratam.  Fazer 1 escolha sustentável é melhor que não fazer nenhuma. Se você pode comprar um item ecológico mesmo tendo uma dieta carnívora, já é algo importante. Bem importante.  Uma coisa por vez. Novas ...

Síndrome de Burnout - A chegada ao extremo

Quando os níveis de estresse e ansiedade são tão altos que impedem que a pessoa consiga encontrar uma saída para o caos em que vive, ela chega ao extremo, na síndrome do esgotamento profissional. São vários anos sofrendo no mesmo ciclo de cansaço, irritação, ansiedade, estresse, insegurança e conflitos do qual a pessoa não consegue escapar, de tão incapaz que a mente se torna em encontrar uma solução. A mente se rende e o corpo adoece. Uma matéria sobre a Síndrome de Burnout da revista Mente e Cérebro (Doenças do Cérebro - vol.6), os pesquisadores Herbert Freudenbenger e Gail North listam os 12 estágios da síndrome. Veja se você está em algum desses estágios e busque ajuda: 1. Necessidade de se afirmar - compulsão por empenho 2. Dedicação intensificada - chega a querer fazer tudo sozinha e se sobrecarrega 3. Descaso com as próprias necessidades - renuncia o descanso e o lazer 4. Recalque de conflitos - não enfrenta o que vê de errado para evitar mais crises 5. Reinterpret...